Você sabe quais são as despesas dedutíveis no Imposto de Renda e como o seu correto aproveitamento pode ajudar você a pagar menos impostos e em alguns casos, até mesmo receber restituição?
Neste artigo a GWN Contabilidade vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre a utilização de despesas dedutíveis da declaração anual de imposto de renda pessoa física.
Para saber mais sobre o assunto, continue conosco e faça a leitura completa do conteúdo ou clique no botão do WhatsApp no rodapé da página e fale com a nossa equipe.
Quais são as despesas dedutíveis no Imposto de Renda?
De acordo com a legislação em vigor e com as orientações da Receita Federal, os contribuintes podem deduzir as seguintes despesas na declaração anual de imposto de renda:
- 12% das contribuições para Previdência Privada;
- Despesas médicas em geral (sem valor limite);
- Até 3.561,50 por dependente, em despesas com educação;
- Até R$ 2.275,08 por dependente.
No entanto, para fazer uso das deduções, o contribuinte precisa optar pela declaração completa ao invés da simplificada.
- Declaração completa: Permite o lançamento e aproveitamento de despesas dedutíveis, respeitados os limites apresentados na lista acima.
- Declaração simplificada: Não permite o lançamento de despesas dedutíveis, no entanto, os contribuintes recebem um desconto direto de 20% na base de cálculo do imposto.
Com duas possibilidades, é muito importante que os contribuintes busquem a orientação de uma contabilidade especializada para verificar qual é a opção de declaração que será mais econômica para a sua realidade.
Despesas dedutíveis no Imposto de Renda relacionadas a dependentes
Como visto anteriormente, para cada dependente os contribuintes podem obter até R$ 2.275,08 de dedução, ou seja, de abatimento na base de cálculo do IR. Diante disso, é muito importante que você saiba quem pode ser dependente:
- Esposo (a).
- Filhos ou enteados com idade até 21 anos ou até 24 anos, se forem estudantes;
- Filhos de qualquer idade que tenham deficiências incapacitantes para o trabalho;
- Irmãos, netos e bisnetos que estejam sob a guarda do contribuinte (mesmo critério de idade válido para filhos);
- Pais, avós e bisavós, sogro (a) não obrigados a apresentar a sua própria declaração;
- Pessoas incapazes sob a guarda ou tutoria do contribuinte;
- Companheiro com filhos ou com quem viva junto há mais de 5 anos.
Apresentada a lista, vale destacar que pessoas declaradas como dependentes não podem transmitir a sua própria declaração, pois isso resultaria em retenção das declarações envolvidas na malha fina da Receita Federal para esclarecimentos.
Como declarar o Imposto de Renda com economia
Para declarar o Imposto de Renda da forma correta, aproveitar as deduções e com isso, além de evitar problemas com o fisco, obter economia, você pode contar com o time da GWN Contabilidade.
A GWN oferece serviços completos em contabilidade, atendendo tanto pessoas físicas, como pessoas jurídicas. Faça contato conosco e converse com um dos nossos especialistas!
Telefone: (51) 3031.2600 / (51) 3031.2647
WhatsApp: (51) 9 8133.0031
E-mail: kerlen@gesswein.net.br