Dentista pode ser MEI?

Dentista pode ser MEI?

Compartilhe essa matéria

Dentista pode ser MEI? Essa é uma dúvida que recebemos com frequência de profissionais da odontologia que nos procuram com o interesse de abrir um CNPJ.

Em meio a esse tipo de dúvida, precisamos esclarecer que não, infelizmente os dentistas não podem ser MEI (Microempreendedor Individual). Isso acontece, pois, a odontologia não faz parte da lista de ocupações permitidas ao MEI.

No entanto, isso não deve ser motivo para desânimo, afinal, os dentistas podem abrir outros tipos de empresa, como uma Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) ou uma Sociedade Empresária Limitada (LTDA), e com isso, aproveitar todos os benefícios que um CNPJ pode oferecer.

Dentista não pode ser MEI: Benefícios do CNPJ para dentistas

Mesmo que o dentista não possa ser MEI, ainda assim, há diversos benefícios associados a abertura de CNPJ, dentre os quais, podemos destacar:

  • Redução da carga tributária: Ao abrir um CNPJ, o dentista pode optar por regimes tributários, como o Simples Nacional, que pode oferecer uma carga tributária menor do que a que seria paga como pessoa física.
  • Possibilidade de emitir notas fiscais: Com um CNPJ, o dentista pode emitir notas fiscais, o que certamente será um canal para atrair novos clientes, incluindo pessoas jurídicas, como clínicas e empresas em geral.
  • Acesso a crédito: Ter um CNPJ pode facilitar o acesso a linhas de crédito e financiamentos empresariais, o que pode ajudar na expansão do negócio ou na aquisição de novos equipamentos, por exemplo.
  • Profissionalização do negócio: Ao abrir um CNPJ, o dentista passa a ter uma empresa formalizada, o que pode trazer mais profissionalismo ao negócio e aumentar a credibilidade junto aos clientes.
  • Possibilidade de contratar funcionários: Com um CNPJ, o dentista pode contratar funcionários formalmente, o que pode trazer mais segurança jurídica tanto para o empregado quanto para o empregador.

Como você já sabe, dentista não pode ser MEI, mas por outro lado, os benefícios acima estão contribuindo para que um número importante de dentistas opte pela abertura de CNPJ.

Como abrir CNPJ para dentista

Por fim, agora que você já sabe quais são os benefícios do CNPJ para dentistas, veja como é fácil abrir a sua PJ, com o apoio da GWN Contabilidade.

Basta separar alguns documentos, que a nossa equipe cuida de todo o resto para você, incluindo a parte burocrática. Os documentos necessários para abertura do seu CNPJ são os seguintes:

  • RG e CPF;
  • Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do endereço para registro da PJ;
  • Registro no Conselho Regional de Odontologia.

Com a documentação acima em mãos, basta aguardar alguns dias enquanto cuidamos da abertura e legalização da sua PJ, incluindo:

  • Emissão do CNPJ;
  • Emissão da Inscrição Municipal;
  • Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.

Procurando uma contabilidade para dentistas? Entre em contato conosco e fale com um contador especialista!