Vale a pena profissional liberal abrir CNPJ? Esse tipo de dúvida é muito comum entre médicos, dentistas, advogados, engenheiros, arquitetos e profissionais de outras áreas de cunho liberal.
Sabendo disso, a GWN Contabilidade decidiu preparar um conteúdo, para apresentar os benefícios que um CNPJ pode lhe oferecer e o que é preciso para atuar como PJ.
Para saber mais e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Benefícios do CNPJ para profissionais liberais
O CNPJ pode oferecer muitos benefícios para profissionais liberais de uma maneira geral, dentre os quais, podemos destacar:
1.Redução no valor dos impostos
Enquanto profissionais liberais que atuam como pessoa física, destinam até 27,50% dos seus rendimentos mensais para pagamento do imposto de renda, aqueles que decidem atuar como PJ, podem pagar bem menos.
- Advogados, por exemplo, podem ser tributados no Anexo IV do Simples Nacional, com alíquota de 4,5% para faturamento anual de até R$ 180 mil.
- Por sua vez, os demais profissionais de carreira liberal, podem ser tributados no Anexo III do mesmo regime, neste caso, com alíquota a partir de 6% sobre o faturamento mensal.
2.Permissão para emitir notas fiscais
Outro benefício que a abertura de CNPJ pode oferecer aos profissionais liberais, é a concessão de permissão para emitir notas fiscais.
Com autorização do fisco para emissão de documentos fiscais, você poderá passar a atender empresas, órgãos públicos e pessoas físicas que exigem esse tipo de documento.
3.Abertura de conta bancária PJ
Não tenha mais dúvidas, vale a pena profissional liberal abrir CNPJ, e um dos benefícios que comprovam isso, é o acesso a conta bancária PJ.
Veja o que você pode obter com acesso a uma conta bancária exclusiva para pessoas jurídicas:
- Separação entre finanças pessoais e empresariais;
- Acesso a soluções para emissão de boletos;
- Acesso a máquinas de cartão;
- Acesso a linhas especiais de crédito.
São muitos os benefícios que um CNPJ pode oferecer, não é mesmo?
Como abrir CNPJ para profissional liberal
Por fim, agora que você já sabe que vale a pena profissional liberal abrir CNPJ, veja como é fácil abrir a sua PJ, com o apoio da GWN Contabilidade.
Basta separar alguns documentos, que a nossa equipe cuida de todo o resto para você, incluindo a parte burocrática. Os documentos necessários para abertura do seu CNPJ são os seguintes:
- RG e CPF;
- Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do endereço para registro da PJ;
- Registro no conselho de classe da sua categoria.
Com a documentação acima em mãos, basta aguardar alguns dias enquanto cuidamos da abertura e legalização da sua PJ, incluindo:
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento;
- Registro da pessoa jurídica no conselho de classe da sua categoria.
Procurando uma contabilidade para profissionais liberais? Entre em contato conosco e fale com um contador especialista!
(51) 3031.2600
(51) 3031.2647
kerlen@gesswein.net.br